quinta-feira, 20 de agosto de 2009

RACISMO

Bom dia!!

Ontem estava eu me preparando para dormir, com minha costumeira dança dos canais na TV, quando ouvi a chamada para uma noticia sobre racismo no Jornal do SBT. Eu que já passei por algumas situações de racismo esperei os comerciais para me inteirar do tal caso, que é o seguinte.
Um senhor negro estava dentro de seu carro (me pareceu um Eco Sport) com seu filho esperando sua esposa no estacionamento de um dos supermercados da rede Carrefour em Osasco, o alarme de uma moto disparou o senhor saiu de seu carro para sua falta de sorte. Ao sair do carro 5 seguranças se aproximaram um deles sacou a arma o senhor tentou correr para se carro sem sucesso foi apanhado pelos seguranças que começaram a espancá-lo não satisfeitos o levaram para uma sala no supermercado e continuaram a sessão de covardia, que sou terminou apos a chegada da policia. Os policias interromperam a barbárie e foi quando o pobre cidadão conseguiu provar que o carro era dele. Apanhou por ser negro e ter um corro novo. E o que me deixa mais indignado o alarme que disparou foi de uma moto e não o do seu carro. Depois no fim da reportagem seu filhinho ainda disse ao repórter que seu pai estava lutando contra bandidos, o que não deixa de ser verdade.

Perguntas. Um negro não pode ter um carro novo?
Se fosse um branco qual seria a reação dos seguranças?

O que também me deixa chateado é certas pessoas chegarem para mim e dizer que preconceito não existe mais ou quanto percebo alguém com um olhar racista e dizem “isso é coisa da sua cabeça”.
Precisamos entender que uma coisa que foi inventada pelo homem a vários séculos não acabar em um século e meio, essa idiotice ainda vai durar mais um século no mínimo.
A vários anos os negros americanos também criaram o preconceito contra os brancos, com a justificativa de que se sofreram tanto também têm o direito de se isolarem em bairros e não permitir a entrada de brancos. Hoje isso vem diminuindo, mas, ainda existe uma boa separação entre eles.
O que me assusta é que aqui no Brasil onde sempre fomos o “mixido do mundo” já começa a aparecer comunidades no Orkut com o mesmo intuito de promover o preconceito contra brancos.
Na minha humilde opinião o que nos negros temos que fazer para acabar com esse preconceito é trabalhar, estudar, chegar a cargos importantes dentro de empresas sem pisar em ninguém. Assim podemos provar para pessoas como os malditos seguranças do supermercado que podemos sim ter bens de alto valor, conquistados com honestidade.
Eu sempre digo a meus amigos que sinto quando uma brincadeira é realmente uma brincadeira ou uma tentativa de humilhação, ou quando percebo no olhar da pessoa que ela é racista. E na maioria das vezes eu tenho razão.
ENTÃO NÃO SE ILUDAM RACISMO EXISTE SIM!! E NÃO É COM GUERRAS OU SEPARAÇÃO SOCIAL QUE VAMOS VENCÊ-LO

FABRICIO FERRAZ

6 comentários:

  1. Cara, é de doer que esse tipo de coisa ainda aconteça no Brasil... Justamente no "Mixido do mundo", como vc colocou tão bem. Eu não me iludo quanto ao racismo, ele existe e deve ser combatido... Quantas vezes eu mesma já não dei bola fora... Muito foda o texto.



    P.S.: Por falar em racismo e preconceito, a homenagem abaixo ficou sexista! XD (brincadeira!!!)

    ResponderExcluir
  2. Racismo existe sim. Infelizmente. E qto a esse caso aí dos seguranças...sem comentários.

    ResponderExcluir
  3. cara, foi o q eu te disse no MSN, a ideia de separação física (cor, raça, corpo) é retardada, ainda mais no Brasil... esse povinho aqui é foda!

    ResponderExcluir
  4. Fogo fato ..! Existe e vai durar um tempo ainda !

    ResponderExcluir
  5. O Negão...concordo com tudo q c disse vei...preconceito existe sim...mas tb acho q é coisa da sua cabeça e da cabeça de quem pensa,ou seja de nossas cabeças... o q vc flou tb sobre obter sucesso para mostra que nao é a diferença d cor que faz a vitoria de um homem,tb achei massa... e penso q se agent elimina o preconceito na cabeça da gente,agente tb pod eliminar da cabeça de outras pessoas...muitas pessoas num tem mente aberta e vive estreito, e ate precisam de alguem q possa ajuda-los a mostra que o preconceito é uma coisa que pode ser mudado... saber mostrar q o preconceito esta nas nossas cabeças e pod ser modificado,é ter o poder de mostrar q temos bom coraçao

    ResponderExcluir